Com a tecnologia, a internet se tornou uma ótima ferramenta para atrair clientes, ampliar o seu público-alvo e convertê-lo em clientes fiéis, e claro, para potencializar os resultados das suas vendas. O que antes só poderia ser feito fisicamente, hoje em dia é possível fazer em poucos cliques.
O Instagram é uma das principais redes sociais da atualidade. O que inicialmente era uma rede para compartilhamento de fotos, hoje é uma grande plataforma de marketing digital, uma ferramenta preciosa de vendas para os mais diversos segmentos. O segredo é: saber como usá-la!
Utilizando esta ferramenta de forma eficiente e assertiva você poderá atrair a atenção de seus consumidores e clientes em potencial que ainda não conhecem a sua marca. Separamos algumas dicas pra você bombar o seu perfil e converter muitos posts e stories em vendas. Acompanhe!
Pode parecer clichê dizer isso, mas é fundamental identificar o perfil e comportamento do seu cliente e o que ele costuma consumir. Não poste fotos aleatórias. Faça uma pesquisa e crie uma estratégia de divulgação coerente para seu público. Analise o que gera mais engajamento e foque em um conteúdo ideal e específico para o seu público.
Da mesma forma que no Facebook, é necessário definir o número de postagens diárias e os melhores horários, no Instagram uma imagem vale mais que mil palavras, por isso, capriche nos cliques e na qualidade das fotos. Poste novidades, faça um mistério para compartilhar algo que não foi lançado oficialmente, novos produtos, sobre o processo de fabricação, etc. Use sua criatividade!
Uma forma eficiente de prospectar seguidores, é pesquisar as hashtags relacionadas aos seus produtos e seguir os usuários que também a utilizam. Dessa maneira, existem grandes possibilidades dos seguidores voltar a seguir o perfil das marcas. Interaja, curta e comente fotos que possuam algum tipo de relação com a sua marca.
Veja o que outras empresas estão fazendo para se inspirar, compare e pesquise o que está dando ou não certo. Dê uma olhadinha no perfil dos seus concorrentes e localize através deles mais seguidores e clientes.
É muito importante manter uma frequência de postagens para que a sua persona veja que você está ativo. Perfis abandonados ou com poucas atualizações não vendem.
Por isso, para obter mais vendas no Instagram e reconhecimento de marca, poste de 2 a 3 vezes no dia e em horários diferentes. Não ultrapasse muito essa quantidade de postagens, pois isso pode cansar os seus clientes, fazendo com que você perca seguidores. Sempre mantenha um equilíbrio.
Como o Instagram é mais voltado para o aspecto visual, as pessoas prestam atenção em legendas pequenas. Por isso, não faça textos longos, mas, sim, pequenos e interessantes, trazendo a informação que a sua persona procura.
Esperamos que essas dicas te inspirem e ajudem a criar um perfil de sucesso no Instagram. Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa e boas vendas!