O fim de ano é uma ótima época para se desfazer daquelas peças que ficaram o ano inteiro de rolo na sua loja. Se, por um lado, ninguém quer deixar de vender por falta de produto, por outro, estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. Itens estagnados nas prateleiras geram prejuízo, já que o dinheiro investido na compra não gerou lucros e não voltou para o caixa, porque não teve a saída esperada.

Não é por acaso que tantas lojas aproveitam o período de festas para se desfazer de produtos que ficaram no seu estoque. Porque ninguém quer começar o ano com mercadoria do ano passado, certo?
As palavras: liquidação, promoção e desconto parecem ter um efeito mágico sob os consumidores. Principalmente nas épocas de festas, quando todo mundo quer comprar presentes mas a grana tá curta.
Separamos algumas dicas para você aproveitar a época do “Ho ho ho” e a ajudinha do Papai Noel para começar 2020 com o estoque zerado, pronto para receber muitas mercadorias novinhas, e não ter estoque parado no próximo ano. Vamos lá?
- Faça liquidações inteligentes – vender um produto pela metade do preço pode parecer que você está querendo literalmente “se livrar” daquele produto, como resultado, o produto continuará parado no estoque. Além disso, quem comprou antes pelo preço cheio, pode achar ruim que agora sua loja está vendendo com um valor tão abaixo. Assim, os clientes vão sempre esperar pela próxima liquidação para comprar por um valor inferior. Não faça promoções malucas!
- Faça promoções com valor agregado – uma boa saída é oferecer desconto em uma determinada peça que esteja parada apenas se o cliente levar outro produto que não esteja em promoção e que seja relacionado ao ítem que você deseja tirar do estoque. Ex.: na compra de um produto relacionado à cozinha, ganhe x% de desconto em um liquidificador.
- Defina as metas – crie uma margem de descontos que pretende aplicar nas promoções. Depois disso, pense em algumas metas como por exemplo, quantidade de vendas, valor que se pretende arrecadar, metas por vendedor e tendo sempre em mente os resultados das liquidações anteriores para não elaborar metas inatingíveis.
- Defina o início e término da liquidação – com datas estabelecidas, você pode se planejar melhor para atingir as metas. Para os clientes, é bom porque assim eles podem se programar para ir até à sua loja nos dias que preferirem.
- Faça uma boa seleção dos produtos – verifique o estoque dos produtos que sobraram de outras coleções e os que estão no seu estoque parado há mais tempo. Selecione os produtos de baixo giro, visto que os de alto giro não precisam de promoção para serem vendidos.
- Cuide da exposição e identificação dos produtos – mercadorias expostas em lugares visíveis para os clientes vendem mais, por isso, pensem uma boa estratégia. Deixe os itens em liquidação em um local onde as pessoas possam “bater o olho” e ver que ali há produtos com preços mais baixos. Um dica é que as etiquetas podem conter a informação “de R$ 89,90 por R$ 49,90”, por exemplo, porque gera um estímulo para a compra.
- Faça uma boa divulgação – para isso, você não precisa gastar muito. Opções viáveis como folders e posts nas redes sociais são extremamente eficazes, com um investimento bem em conta.
Se você for aplicar alguma dessas estratégias para diminuir o volume do estoque parado da sua loja, lembre-se de começar a planejar agora mesmo, e programe as melhores ações possíveis com calma e bastante organização.
E aí, vamos esvaziar esse estoque?